quinta-feira, 26 de abril de 2012

REFERÊNCIA DE MEUS TEMPOS

_____________________Referências de Meus Tempos____________________

      Nasci em mil novecentos e quarenta e cinco. Naquele tempo era diferente. O Belém tinha poucas casas para morar. Era no meio mato. Agora tem poucos matos e muitas casas.

      O estudo era muito difícil. Eu estudei só até a 3ª série. A minha primeira professora foi a dona Antônia do seu Miliano. Enquanto nós estudávamos a professora ia buscar água no vizinho, na casa do seu Sebastião, o esposo da dona Nonata e ficava conversando. Muitas vezes interrompi a ida à escola para cuidar dos cavalos que ficava numa capoeira longe de casa. Só vinha quando chamava. Agora a professora fica dentro da sala e ajuda os alunos no tempo de quatro horas.

Fui criado numa família católica. Meus pais rezava o terço a tardinha junto com a família e todo dia, de madrugada, rezávamos o oficio das almas ou o de Nossa Senhora. As famílias agora não rezam mais à tardinha nem de madrugada, preferem assistir televisão, sair de casa de para beber, brincar e conversar nas casas dos vizinhos.

      Eu queria muito que essas pessoas fossem como antes, pois educavam os filho exigindo obediência, respeito e trabalho. E não esqueciam da religião.

      Eu me sinto muito bem por que fui muito bem criado. Também criei meus filhos com educação e responsabilidade. Com meus 60 anos me sinto muita satisfeito.


ESCRITO POR
(09 ANOS; 4ª SÉRIE)
DEPOIMENTO DE
AGRICULTOR ; 60 ANOS
BELÉM 18/08/2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário