quinta-feira, 26 de abril de 2012

HOJE: DIFERENTE DOS MEUS TEMPOS


______________Hoje: Diferente dos meus tempos...__________

      Naquela época as escolas eram em casas de família. Eu ia para a escola apé na casa do seu Zé Dias. Eu costumava chegar as sete horas e só saía as onze, aproximadamente, pois ninguém tinha relógio.

Na sala de aula não tinha cadeiras e nem lousa. Os alunos escreviam em pé perto da mesa. Os maiores podiam sentar-se no banco para fazer as tarefas escolares. Não tinha merenda e nem água para beber durante a aula. Mesmo assim eu estudei a cartinha e o primeiro ano – a primeira série atualmente.

Na minha infância os pais não deixavam os filhos saírem de casa sem a sua permissão. O mais longe que podíamos ir era na casa dos irmãos vizinhos e aos domingos leva-nos para ir a missa na cidade - Igreja de São Francisco da Cruz. Não era como hoje que as crianças tem liberdade de sair com os amigos e parentes e brincar à vontade. Os divertimentos de minha época era o drama, o reisado, a cantoria, o leilão e algum cassimiro coco. Mas minha família não ia. Tinha as crianças pequenas que não podiam levar e o cansaço dos dias de trabalho pesado atrapalhava muito.

      Eu morava numa casa grande de taipa com um quarto de bodega e uma casa de farinha. As farinhadas eram muito animadas. Tinha muita gente trabalhando e eu ajudava e fazia amizade com as pessoas. Era um tempo de muita felicidade para mim.

Naquele tempo as pessoas andavam a pé, pelas veredas e estradas de areia, ou a cavalo. Não tinha trânsito de carros. Só em tempos de eleições é que tinha os jipes por aqui. Agora os transportes são outros: corro, carroça, moto, bicicleta, ônibus e andam em estradas de pedras.

      A vida tranquila e monótona passou, mas muitas facilidades jáfazem parte do meu dia a dia. Belém, localidade que moro desde quando nasci, é um lugar pequeno e interessante.


 

TEXTO COLETIVO
À PARTIR DO
DEPOIMENTO DE
AGRICULTORA E AUXILIAR DE SERVIÇO DA ESCOLA
4ª SÉRIE
BELÉM 18/08/2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário